Ao ver um post no Facebook de um grande amigo e também amante da aviação Militar e Games de ACE COMBAT, Alberto Barreto, de imediato pedi autorização para postar em meu blog uma reportagem sobre este avião de combate que curto muito.
Fabricado pela Fairchild Republic Co, o A/OA-10 Thunderbolt II foi o primeiro avião norte-americano de combate produzido especialmente para suporte aéreo próximo de forças terrestres. Este caça tem uma excelente maneabilidade a baixas altitudes e velocidades, consituindo numa plataforma de ataque com uma ótima confiabilidade, podendo atacar alvos terrestres como edifícios, Carro de combate, infantaria ou outros veículos.
Fabricado pela Fairchild Republic Co, o A/OA-10 Thunderbolt II foi o primeiro avião norte-americano de combate produzido especialmente para suporte aéreo próximo de forças terrestres. Este caça tem uma excelente maneabilidade a baixas altitudes e velocidades, consituindo numa plataforma de ataque com uma ótima confiabilidade, podendo atacar alvos terrestres como edifícios, Carro de combate, infantaria ou outros veículos.
A inclusão do A-10 na frota aérea não foi bem acolhida pela Força Aérea dos Estados Unidos, que sempre apostou em bombardeiros de grande altitude e os caças de alta performance F-15 e F-16 e se mostrava determinada em delegar o apoio aéreo a helicópteros. O A-10 projectava-se, no entanto, para missões de baixa altitude, lentas, notadamente contra blindados soviéticos estacionados na Europa Oriental.
Este avião provou o seu mérito durante a Guerra do Golfo em 1991, destruindo mais de 1.000 blindados, 2.000 outros veículos militares, e 1.200 peças de artilharia. As baixas foram de apenas 5 aviões, um número bastante inferior ao estimado pelos militares.
Em 1999 o A-10 volta a ser utilizado na Guerra do Kosovo, mais tarde durante a invasão do Afeganistão em 2001 desde a base em Bagram, incluindo a operação Anaconda em Março de 2002, e a Guerra do Iraque de 2003. Nesta última apenas foram utilizados sessenta unidades, sendo destruída apenas uma, perto de do Aeroporto Internacional de Bagdad, já no final da campanha.
O A-10 está projetado para permanecer ao serviço até 2028, quando será possivelmente substituído pelo F-35. Em 2005 a frota de A-10 irá dispor de actualizações ao nível do FCM, ECM e da possibilidade de ser armado com bombas inteligentes. Porém, este avião pode permanecer em serviço indefinidamente devido ao baixo custo e características únicas que o F-35 não poderá incluir, como a metralhadora e a baixa velocidade.
Armamento:
GAU-8A Avenger, canhão Gatling de 7 canos de 30 mm com 1,350 cartuchos. A munição padrão é de alumínio com núcleo de urânio exaurido, incendiária e perfuradora de blindagem, numa relação de quatro para um. Velocidade inicial do projétil: 1067 m/s.
8x (nas asas) e 3x (na fuselagem slots capazes de transportar mais de 7,300 kg de armamentos:
Bombas Mk 82, Mk 83, e Mk 84
BLU-1, BLU-27/B Rockeye II e CBU-52/71 bombas de clusters
bombas guiadas a laser: GBU-10 Paveway II, GBU-16 Paveway II, GBU-24 Paveway III, e GBU-12 Paveway II
Mísseis AGM-65 Maverick e AIM-9 Sidewinder
Pods para rockets LAU-68 Hydra 70mm e 127 mm
Pods para Flares de iluminação, ECM e chaff
Pod para ECM ALQ-131
Veja esse vídeo:
Excelente aeronave!
Fonte:
Post Realizando inicialmente por Alberto Barreto em seu Facebook, também amante da aviação e games de ACE COMBAT.
Informações da Wikipédia.
Até mais! Abraços do JUCA.
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